Polícia apreende 60 kg de drogas em caminhão do Sedex em Gravataí

Caminhoneiro foi preso em flagrante. Polícia Civil busca identificar integrantes de grupo que aliciaria motoristas para o tráfico. Empresas e transportadoras não teriam conhecimento da ação, diz delegado.

A Polícia Civil apreendeu 60 kg de drogas transportadas em um caminhão do Sedex, neste domingo (9), em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

Ao g1, os Correios disseram estar “apurando as informações e, assim que possível, entramos em contato novamente para encaminhar o posicionamento da empresa”. Já a transportadora responsável por operar o caminhão não deu retorno até a atualização mais recente desta reportagem.

Segundo o delegado Gabriel Borges, da 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN), as empresas não teriam conhecimento do caso porque os motoristas seriam aliciados por grupos criminosos e transportavam a droga sem alterar a rota de entrega das cargas lícitas. Ainda assim, a polícia deve investigar eventual participação de transportadoras no esquema.

“Nós fomos surpreendidos. Nós tínhamos informações [do uso de caminhões] de transportadoras, mas não dos Correios. Eram de outras empresas privadas. Então, isso nos chamou bastante atenção”, diz o delegado.

A carga era de 32 kg de cocaína produzida no Peru e de 28 kg de crack. De acordo com o delegado, a cocaína poderia render até cinco vezes mais a quantidade original após ser submetida a processos químicos. Já o crack poderia render mais de 150 mil pedras.

O motorista preso, morador de Curitiba, não tinha antecedentes criminais, segundo a polícia. Ele disse aos agentes que recebeu R$ 4 mil para fazer o transporte da droga, que estava escondida na cabine no caminhão.

O caminhoneiro faria a entrega do crack próximo a um posto de pedágio em Gravataí. A Polícia Civil abordou o veículo após receber informações da remessa de drogas.

Investigação
A Polícia Civil começou a investigar o caso há cerca de três meses, depois de uma série de grandes apreensões de drogas na região.

As cargas chegaram ao estado por meio de veículos de transportadoras, segundo a 3ª DIN. As entregas seriam semanais, com o transporte de meia tonelada por mês.

Conforme a polícia, criminosos do RS estariam aliciando caminhoneiros que fariam o tráfico de drogas de estados como São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

“Muitas vezes, tem algum conhecido em comum. Às vezes, um outro motorista indica. Daqui a pouco, o motorista pode estar passando por algum tipo de dificuldade financeira, o que facilita a vida para o criminoso aliciar”, afirma o delegado Gabriel Borges.

A investigação agora busca identificar os integrantes do grupo criminoso.

Últimas

Dólar mantém queda e chega a R$ 5,54 com acirramento da disputa nos EUA

O dólar mantém viés de queda nesta quinta-feira, 5, com a perspectiva de vitória apertada de Joe Biden na corrida pela Presidência dos Estados...

Polícia Civil investiga morte de paciente que caiu de maca durante transferência hospitalar no RS

Eloá Lopes Soares, de 61 anos, estava internada em Antônio Prado e foi encaminhada para Caxias do Sul para tratamento cardiológico. Atestado de óbito...

Gabi Brandt rebate fã e abre o jogo sobre fim do casamento com Saulo

Gabi Brandt resolveu abrir o jogo sobre o término de seu casamento com Saulo Poncio. Enquanto respondia algumas perguntas no Instagram nessa quinta-feira (10/3),...

Ex-BBB é acusado de vazar vídeo íntimo de modelo

A modelo Natasha Steffens, de 20 anos, que produz conteúdo para uma plataforma adulta, teve suas fotos e vídeos íntimos vazados na última e decidiu...

Ex-marido de Britney Spears é condenado a dois meses de prisão após perseguição

Após ter invadido o casamento de Britney Spears e Sam Asghari, em junho, Jason Alexander, segundo ex-marido da cantora, foi condenado na última semana...