Transexual tem cabelo raspado e é colocada em cadeia masculina

Em Arapongas, no norte do Paraná, uma mulher transexual foi presa por roubo, encaminhada à cadeira pública, em uma unidade masculina, e teve o seu cabelo raspado. O caso foi trazido à tona pela Antra – Associação Nacional de Travestis e Transexuais e pela ativista dos direitos LGBTI+ Renata Borges. Esta última encaminhou denúncia ao MP e à Defensoria Pública para apurar a violação dos direitos da mulher e o desrespeito à identidade de gênero.

Em postagem no Instagram, a Antra classificou a situação como “inaceitável” e “desumana”.

“Esse tipo de situação além de inaceitável e desumana, viola os direitos humanos previstos em todas as convenções sobre os direitos da população LGBTQIA+ no sistema prisional.

A Antra e a ativista informaram, ainda, que irão apresentar uma reclamação junto à Corregedoria do Poder Judiciário com base na resolução 348/20, do CNJ, para exigir “respostas efetivas” e “garantir que situações como essa não voltem a acontecer”.

Situação de trans em presídios – Julgamento no STF

No STF, aguarda definição o julgamento que irá decidir se detentas transexuais e travestis com identidade de gênero feminino podem escolher o presídio no qual cumprirão pena. O caso terminou empatado em 5 a 5, pois à época o plenário estava com um ministro a menos em sua composição. O processo ainda não tem data para ser retomado.

A corrente liderada pelo relator, ministro Luís Roberto Barroso, defende o direito de escolha por cumprir pena em estabelecimento prisional feminino ou em estabelecimento prisional masculino, porém em área reservada, que garanta a sua segurança. A divergência aberta por Ricardo Lewandowski, por sua vez, sustenta que a ação não deve ser conhecida, já que a questão teria sido solucionada por outra via, com uma resolução do CNJ.

Últimas

Petrobras nomeia Fernando Borges como presidente interino

Após o pedido de demissão de José Mauro Coelho, a Petrobras indicou Fernando Borges como presidente interino da estatal.

Solange Almeida abre o jogo sobre cigarro eletrônico: ‘Falta de ar’

A cantora Solange Almeida, ex-vocalista da banda Aviões do Forró, abriu o jogo e falou sobre os malefícios do vício em cigarro eletrônico: “Eu...

A Fazenda 12: Juliano é eliminado do reality com 29% dos votos

A Fazenda 12 perdeu mais um peão na noite desta quinta-feira, 05. Na roça entre Mateus Carrieri, Tays Reis e Juliano Ceglia os votos...

Mineiro Erick Bretz, acusado de agredir jovem na Flórida, volta à prisão nos Estados Unidos

De acordo com sistema de prisão do condado de Hillsborough, na Flórida, ele responde por acusações de dano corporal agravado e violência doméstica por...

Marcos Mion chora ao vivo apresentando ‘A Fazenda’

O apresentador de “A Fazenda“, Marcos Mion, não conteve as emoções e caiu no choro ao vivo na edição da última quinta-feira, 29. O...