O governo federal está empenhado em antecipar metas do edital para alcançar a universalização da telefonia móvel. O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, anunciou que a expectativa é que todas as escolas públicas tenham acesso à internet até o final de 2026. Segundo ele, a conexão de todas as escolas públicas é uma prioridade do governo, visto que é fundamental para o desenvolvimento educacional de jovens e crianças.
O ministro afirmou que a banda larga estará disponível em 100% das escolas públicas até o final de 2026, utilizando tecnologia via fibra ótica ou soluções de satélite. Ele ressaltou que isso é um compromisso do governo, especialmente para as escolas cadastradas no Ministério da Educação que recebem recursos do Fundeb.
Além disso, Siqueira Filho mencionou que a cobertura de internet 5G ultrapassou 64%, superando a previsão da Anatel para 2027. Ele destacou que mais de duas mil cidades já contam com essa tecnologia e que a meta é expandir para mais municípios, focando também na implantação do 4G em áreas rurais e distritos.
O ministro explicou que a escolha das cidades para receber o serviço é baseada no tamanho da população, priorizando inicialmente os grandes centros. Ele também anunciou que em 2025 serão conectadas 1,5 mil localidades em distritos rurais com tecnologia móvel. Além disso, a cobertura do 5G nos grandes centros já atingiu 67% do território previsto no edital.
Para ampliar a cobertura, o governo pretende lançar um novo leilão para a faixa dos 700 MHz em janeiro próximo. O objetivo é garantir uma maior capilaridade, permitindo que novas empresas ampliem a cobertura para localidades com mais de 600 habitantes, utilizando a tecnologia 5G móvel como meta principal.
