Mercado Livre vai deixar de anunciar e vender agrotóxicos

O Mercado Livre, um dos maiores sites de comércio eletrônico do país, não irá mais anunciar ou comercializar agrotóxicos em sua plataforma.

A decisão é parte de um compromisso firmado pela empresa na segunda-feira (25) com o Ministério Público do Paraná (MPPR), após uma investigação da Operação Webcida, deflagrada em 2018, ter apontado que a plataforma foi utilizada para a venda de defensivos, o que é proibido por lei.

Pelo acordo, a empresa se compromete a adotar, no prazo máximo de dois meses, medidas para identificar e remover de seu site qualquer forma de anúncio, exposição à venda ou comercialização de agrotóxicos.

Isso inclui os produtos que tenham descrição ou imagens que os caracterizem como agrotóxico, defensivo agrícola, pesticida, produto fitossanitário, inseticida, herbicida, fungicida, veneno, raticida, mata mato, mata tiririca, entre outros.

O Mercado Livre deverá ainda aprimorar os termos e condições gerais de uso do site, deixando clara a proibição da compra e venda de defensivos por meio da plataforma.

Operação Webcida

Outras três grandes empresas de e-commerce já firmaram compromisso semelhante com o MPPR, após investigações da Operação Webcida.

A ação teve como foco impedir a exposição à venda, na internet, de agrotóxicos de uso agrícola a qualquer consumidor e a comercialização desses produtos sem receita.

Últimas

Brasiliense Vivi Araújo volta a lutar no UFC neste sábado

Há um ano, a brasiliense Vivi Araújo deixava o octógono do UFC com uma derrota para Katlyn Chookagian, na luta mais dura que fez na organização...

Gaab sofre com Murilo Huff e faz ‘Presença vip’ com MC Don Juan no terceiro EP do álbum ‘World’

♪ Gaab se volta para o pop urbano no terceiro EP com faixas do ainda inédito álbum World. Se os dois EPs iniciais...

Perícia acredita que mulher morreu após infartar dentro do motel em Canoas

O Instituto Geral de Perícias (IGP) acredita que a mulher de 60 anos encontrada morta de um motel tenha sofrido um infarto. O...

Faturamento da Indústria cresce 5,2% no mês de setembro

O faturamento da indústria cresceu 5,2% em setembro deste ano, registrando o maior crescimento desde outubro de 2015, segundo levantamento da Confederação Nacional da...

Renata Capucci é diagnosticada com Parkinson

Renata Capucci revelou durante o podcast “Isso É Fantástico” que vive com Parkinson há quatro anos. Ao abordar o tema, a jornalista afirma que falar...