Os benefícios da sauna para a saúde, como a melhora na circulação, desintoxicação e relaxamento muscular, são amplamente conhecidos. Contudo, pouco se sabe sobre os mecanismos que fazem com que esses efeitos ocorram em nosso organismo.
Uma investigação realizada na Finlândia, publicada no final de março na revista Temperature, começa a esclarecer esse enigma. Os pesquisadores identificaram que uma única sessão de sauna resulta em um aumento da concentração de células imunológicas no sangue.
No entanto, os marcadores químicos responsáveis por essa elevação não apresentaram variações significativas.
A pesquisa foi conduzida por cientistas das universidades de Turku e Finlândia Oriental, que analisaram dados de 51 adultos de meia-idade (27 mulheres e 24 homens com média de 50 anos) portadores de algumas comorbidades, como obesidade, diabetes, hipertensão e tabagismo. A experiência ocorreu em uma sauna seca tradicional finlandesa, caracterizada por temperaturas elevadas e baixa umidade.
Os especialistas coletaram amostras de sangue antes da sessão, durante e 30 minutos após o término, com o objetivo de contar os leucócitos – as células brancas do sangue.
A análise dos dados revelou que tanto os neutrófilos (células que atuam na resposta rápida do sistema imunológico) quanto os linfócitos (responsáveis pela defesa específica) apresentaram um aumento imediato nas concentrações, voltando aos níveis normais após meia hora. Por outro lado, um grupo diferente de células – monócitos, eosinófilos e basófilos – continuou elevado após o período analisado.
A classificação dos participantes segundo a frequência semanal de uso da sauna não indicou variações relevantes nos resultados.
Os pesquisadores concluíram que uma sessão de apenas 30 minutos pode induzir a mobilização das células imunes e sugerem que o aumento da temperatura corporal e a ativação imunológica podem ajudar a explicar “parcialmente, mas não totalmente” os efeitos benéficos atribuídos ao uso da sauna sobre a saúde.
Felicidade
Em outra pesquisa realizada na Suécia, constatou-se que usuários regulares de sauna tendem a ser mais felizes e energéticos. A investigação foi baseada em questionários aplicados a participantes das cidades de Norrbotten e Vasterbotten.
Este estudo faz parte do projeto MONICA (Monitoramento de Tendências e Determinantes em Doenças Cardiovasculares), que periodicamente avalia a saúde de uma amostra representativa da população no norte da Suécia.
Dentre 1.180 indivíduos com idades entre 25 e 74 anos, 971 responderam perguntas sobre seus hábitos em relação à sauna. Desses participantes, 66% relataram utilizar saunas pelo menos uma vez ao mês. Esse grupo foi comparado àqueles que não tinham esse hábito.
“Os usuários de sauna eram ligeiramente mais jovens, predominantemente masculinos, empregados ou com trabalho fixo, além de serem mais fisicamente ativos e menos propensos ao tabagismo. Em contraste, embora houvesse um maior consumo de álcool entre eles, os resultados mostraram que esses indivíduos se sentem mais felizes, têm melhor qualidade do sono e avaliam sua saúde mental e física superior à dos não frequentadores”, explica Hans Hagglund, um dos autores da pesquisa.
Conforme indicado pelos resultados do estudo, para alcançar altos níveis de felicidade é recomendado que as pessoas utilizem saunas entre uma a quatro vezes por mês.
“Frequentar saunas mais do que isso — por exemplo, entre duas a sete vezes por semana — não proporciona melhorias adicionais na saúde mental ou física nem nos níveis energéticos”, acrescentou o cientista. As informações foram reportadas por jornais como Extra e O Globo.
