Desvendando os obstáculos do diagnóstico do câncer no Brasil: Opinião de especialistas

Apesar dos avanços tecnológicos nas estratégias de tratamento para diversos tipos de câncer, o rastreamento e o diagnóstico ainda são desafiadores no Brasil. Desinformação, baixa integração entre setores de atendimento e falta de profissionais especializados estão entre os fatores apontados por especialistas em um evento sobre saúde e bem-estar realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo Renata Arakelian, oncologista da Rede Américas, dos hospitais Nove de Julho e Santa Paula, a detecção precoce aumenta as chances de cura, mas é preciso aprimorar o processo de ampliação das estratégias existentes.

A oncologista destacou que não faltam equipamentos para detecção, mas a rede de atendimento precisa ser acionada de forma eficiente para que a paciente passe por todas as etapas necessárias, desde a realização da mamografia até o tratamento.

O câncer de mama e o colorretal são algumas das preocupações das autoridades e profissionais de saúde no Brasil, sendo que cânceres como de colo do útero, mama, pulmão e colorretal são os mais rastreáveis, conforme ressaltou Angélica Nogueira Rodrigues, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

Os especialistas destacaram que, apesar das causas multifatoriais dos cânceres, a detecção precoce é uma forma eficaz de combate à doença.

Vitor Piana de Andrade, CEO do A.C.Camargo Cancer Center, apontou o déficit de profissionais capacitados para o diagnóstico como um dos principais entraves. Ele ressaltou a importância do diagnóstico correto, que é essencial para a definição do tratamento.

Recentemente, o Ministério da Saúde anunciou uma parceria com o A.C.Camargo para melhorar a estrutura de diagnóstico e formação de patologistas, visando ampliar o acesso a exames e discutir casos de pacientes de regiões distantes.

Lenio Alvarenga, diretor médico da Novartis, enfatizou a importância de desmitificar o temor em torno do diagnóstico e promover o acesso à informação para detectar precocemente a doença.

Quanto à prevenção, os especialistas concordaram que estimular a redução da obesidade e do sedentarismo, juntamente com a realização de exames preventivos e a adoção de hábitos saudáveis, é fundamental para prevenir o câncer.

É importante evitar o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, fazer exames preventivos como a mamografia e a colonoscopia, e tomar vacinas contra o HPV e a hepatite B para reduzir os riscos de desenvolver a doença. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

By Canoas Informa

Você pode gostar