Cenário pós-eleição nos EUA favorece mercados asiáticos

(Bloomberg) — Uma provável presidência de Joe Biden e um governo americano dividido são apontados por observadores do mercado como um resultado eleitoral favorável para ativos asiáticos.

Ações regionais, principalmente na China, têm a ganhar com uma política comercial mais convencional sob Biden, dizem estrategistas. Os republicanos devem manter a pequena maioria no Senado, o que reduz as chances de grandes estímulos financiados por dívida e mantém a perspectiva de juros mais baixos nos EUA.

Esse cenário, por sua vez, favorece títulos e moedas de mercados emergentes asiáticos. O won da Coreia do Sul é visto como um dos principais beneficiários.

“Este resultado é o melhor dos dois mundos”, disse Ken Peng, responsável por estratégia de investimento para Ásia na unidade de private banking do Citigroup, sobre a possibilidade de um governo dos EUA dividido. Uma divisão do Congresso e um estímulo fiscal menor manterão “os juros mais baixos e o dólar americano um pouco na defensiva, então isso também é positivo para o apetite de risco global”.

Na quinta-feira, esse otimismo era evidente na Ásia. As ações e a maioria das moedas da região eram negociadas em alta.

A abordagem talvez menos combativa da política comercial de um governo Biden poderia fortalecer a confiança de investidores em relação à China e às economias da Ásia que dependem das exportações, como a Coreia do Sul.

Isso é especialmente verdade quando os casos de coronavírus disparam nos EUA e na Europa e gestores de fundos estão preocupados com o preços das ações americanas.

Por Dentro dos Resultados
CEOs e CFOs de empresas abertas comentam os resultados do ano. Cadastre-se gratuitamente para participar:

Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

“Os mercados do norte da Ásia continuam a oferecer oportunidades bastante fortes para investimentos”, disse Ray Farris, diretor de Investimentos para o Sul da Ásia do Credit Suisse, em entrevista à Bloomberg Television.

“O mercado asiático, especialmente a China, é menos volátil do que os EUA; é menos correlacionado. E a China, em particular, tem a Covid-19 sob controle. Tem estímulo fiscal e monetário que apoia uma recuperação econômica mais forte do que o esperado.”

Empresas asiáticas baratas e sensíveis à economia, empresas chinesas de Internet e exportadores de software indianos estão entre as ações que, segundo analistas, têm maior probabilidade de se beneficiar.

Rodrigo Catril, estrategista de câmbio do National Australia Bank em Sydney, ainda vê o dólar em desaceleração cíclica e estrutural.

“Os mercados não gostam de incertezas, então isso deve ser positivo para ativos de risco e também significa que o dólar pode perder parte de seu apelo de porto seguro”, disse.

O Citigroup recomenda reduzir apostas de baixa contra o yuan offshore e o won, dizendo que está otimista em relação às moedas asiáticas, principalmente no norte, no médio prazo.

“As empresas podem se sentir mais confiantes para fazer investimentos e converter uma parcela maior de suas receitas de exportação em moedas locais se a direção da política for menos incerta como foi no governo do presidente Trump”, disse o banco em relatório.

Você sabe o que é 3×1? Assista de graça a estratégia de opções que busca triplicar o capital investido em um mês

The post Cenário pós-eleição nos EUA favorece mercados asiáticos appeared first on InfoMoney.

Últimas

Frederico Sanchez Resende diz que Subestação Ipê, em Goiás, beneficiará 84 mil moradores com fornecimento de energia

Dados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) apontam que o fornecimento de energia elétrica é um problema comum em todo o Brasil,...

Vet4All começa a oferecer assistência à saúde para pets via teleorientações

Veterinários vão estar disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os dez mil primeiros assinantes contarão com promoção especial de assinatura por...

Rafa Justus celebra aniversário de Roberto Justus

Roberto Justus está completando 67 anos, neste sábado (30), e ganhou uma linda homenagem de sua filha, Rafaella Justus. Para celebrar a data especial, Rafa...

Sem crédito, 46% das micro e pequenas indústrias não sabem como pagar impostos

Com os efeitos da pandemia na economia, 46% das micro e pequenas indústrias não sabem como pagar os impostos, que voltam a ser cobrados...

A Fazenda 12: Victória é eliminada com 19% dos votos

A Fazenda 12 está cheia de emoção e o programa desta quinta-feira, 29, foi tumultuado. Depois de erros na contagem de pontos da prova...