O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado por tentativa de golpe de Estado, encontra-se foragido nos Estados Unidos. A partir de lá, ele desafiou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a enviar o seu pedido de extradição para a Justiça norte-americana.
De acordo com Ramagem, caso haja um pedido de extradição, ele exige que o mesmo seja analisado por um juiz federal americano. Ele alega que se trata de um golpe em que está envolvido juntamente com o presidente Bolsonaro e que espera uma resposta clara das autoridades americanas sobre as acusações feitas no Brasil.
A prisão de Ramagem foi determinada pelo magistrado na semana passada, após sua participação no “núcleo crucial” da tentativa de golpe liderada por Jair Bolsonaro. O deputado federal foi sentenciado a 16 anos de prisão e teria fugido para os Estados Unidos em setembro, antes do final do julgamento.
Enquanto isso, na Câmara dos Deputados, Ramagem está afastado por licença médica até 12 de dezembro. Alexandre de Moraes informou o presidente da Casa sobre a perda do mandato do deputado, o que só será oficializado após decisão da Mesa Diretora.
Diversos parlamentares bolsonaristas também estão fora do país, como os deputados Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro. Zambelli encontra-se detida na Itália por inclusão na lista da Interpol devido a invasão dos sistemas do CNJ. Sua audiência de extradição teve que ser adiada e há previsão de que sua cassação seja analisada na próxima semana na CCJ.
Já Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde fevereiro e acumula 50 faltas injustificadas na Câmara. Recentemente, ele se tornou réu por coação devido às sanções impostas ao ministro Alexandre de Moraes. Mesmo diante das investigações, ele afirmou a seus aliados que continuará exercendo suas funções.
