Rússia se nega a interromper bombardeios para negociar acordo de paz

O governo russo se negou a interromper os bombardeios na Ucrânia para negociar o que seria um acordo de paz no Leste Europeu. Nesta segunda-feira (11/4), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, confirmou que Moscou não pedirá que tropas pausem os ataques. As declarações foram dadas em entrevista à TV estatal russa.

“Depois que nos convencemos de que os ucranianos não planejavam retribuir, foi tomada a decisão de que, durante as próximas rodadas de negociações, não haveria pausa enquanto um acordo final não fosse alcançado”, afirmou Lavrov.

A guerra completa, nesta segunda-feira, 47 dias. O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) discute a situação dramática que a Ucrânia está vivendo.


As negociações para um acordo de paz estão estagnadas desde que a Ucrânia acusou a Rússia de executar um massacre em Bucha, cidade próxima a Kiev.

A declaração de Lavrov ocorre após o Papa Francisco pedir, no domingo (10/4), uma trégua de Páscoa.

Pedido de armas

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu aos parlamentares sul-coreanos mais apoio para militares do país invadido, incluindo aviões e tanques.

Nesta segunda-feira (11/4), Zelensky discursou no Parlamento sul-coreano. “A Coreia do Sul pode ajudar a Ucrânia, já que dispõe de vários sistemas de defesa contra tanques, navios e mísseis russos”, explicou.

“Ficaríamos gratos se a Coreia do Sul pudesse nos ajudar a combater a Rússia. Se a Ucrânia puder ter essas armas, elas não apenas salvarão a vida das pessoas comuns, mas também salvarão a Ucrânia”, frisou.

A Rússia e a Ucrânia vivem um embate por causa da possível adesão ucraniana à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), entidade militar liderada pelos Estados Unidos.

Na prática, Moscou vê essa possibilidade como uma ameaça à sua segurança. Sob essa alegação, invadiu o país liderado por Volodymyr Zelensky, em 24 de fevereiro.

Últimas

Ex-secretário do Governo Alckmin, Marcio Abujamra Aith, está sendo acusado de tentativa de homicídio contra prostituta

O ex-secretário do Governo de Geraldo Alckmin em São Paulo e ex-diretor executo de marketing e comunicação do São Paulo Futebol Clube, Marcio Abujamra...

Maia recebe anteprojeto para controle de dados de investigações criminais

Juristas entregaram ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, um anteprojeto de lei que propõe criminalizar a divulgação ilegal de dados pessoais na segurança pública...

Novo contratado do SBT, Otaviano Costa se emociona com mensagem de Celso Portioli

O apresentador Otaviano Costa, que está retornando às telinhas após três anos em hiato, vem sofrendo grandes emoções desde a quinta-feira (13), quando foi...

“Amigas da Lud” vai reunir famosas e atletas locais para uma partida de futebol beneficente

Partida tem como objetivo reverter parte da renda arrecadada para institutos e fundos sociais Pela primeira vez na história, a cidade de Ribeirão Preto receberá...