Presidente americano concede benefício financeiro triplamente maior para imigrantes ilegais que se voluntariarem para sair do país até 2026.

O governo Trump anunciou um aumento no valor do dinheiro oferecido a imigrantes ilegais que deixarem os Estados Unidos voluntariamente até o final do ano, passando de US$ 1.000 para US$ 3.000. A secretária Kristi Noem descreveu a medida como uma benesse e uma generosidade por parte do governo.

Noem enfatizou a importância de os imigrantes ilegais aproveitarem essa oportunidade de autodeportação, destacando que, se não o fizerem, serão encontrados e presos, sem chance de retorno. O Departamento de Segurança Interna chegou a anunciar nas redes sociais o incentivo como uma oferta de tempo limitado, incentivando os imigrantes a voltarem para seus países de origem.

Ao aceitarem o incentivo, os imigrantes devem utilizar o aplicativo de celular CBP Home, desenvolvido pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA. Além disso, o governo Trump planeja intensificar suas políticas anti-imigração em 2026, com promessas de aumentar as prisões e deportações de imigrantes ilegais, mesmo com a queda de popularidade do presidente Donald Trump.

Apesar das críticas e da rejeição das políticas migratórias do governo federal, a estratégia de intensificação das deportações continuará, com um investimento de aproximadamente US$ 170 bilhões em recursos adicionais até 2029. Esses recursos serão destinados à contratação de novos agentes, abertura de centros de detenção e parcerias com empresas privadas para localizar imigrantes ilegais.

O aumento nas deportações ocorre em meio a desgastes políticos e sinais de insatisfação por parte dos eleitores, como a eleição de uma prefeita democrata em Miami, uma das cidades mais afetadas pela política migratória. Resultados de eleições locais e pesquisas de opinião indicam uma crescente preocupação da população com as táticas adotadas pelo governo Trump.

By Canoas Informa

Você pode gostar