O Papa Leão XIV decidiu cancelar todas as audiências agendadas até o dia 20 de outubro, enquanto se prepara para uma cirurgia que visa a remoção de um nódulo localizado em seu pulmão. O Vaticano já havia comunicado que o processo de recuperação do pontífice deverá durar cerca de uma semana. O internamento está marcado para a manhã desta terça-feira (13).
Comunicado
No último domingo, Leão XIV revelou que foi identificado um nódulo em estágio inicial em seu pulmão durante exames médicos. Ele informou aos fiéis que passará por uma operação nos próximos dias. Com 71 anos, o papa fez esse anúncio durante a oração dominical na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Segundo o pontífice, embora o nódulo tenha sido encontrado em uma fase inicial e seu crescimento esteja “bem controlado”, os médicos recomendaram que ele se submetesse à cirurgia para removê-lo.
“Meus queridos amigos, após alguns exames médicos recentes, foi constatado um nódulo localizado em meu pulmão. Ele foi identificado em um estágio muito inicial e está bem posicionado. Os médicos acreditam que a cirurgia é necessária. Portanto, seguindo suas orientações, decidi me submeter a essa operação para remover o nódulo. A cirurgia já está marcada para os próximos dias. Agradeço pelo apoio espiritual de todos vocês e confio nas suas orações”, declarou o papa aos presentes.
Um nódulo pulmonar é caracterizado como uma massa densa encontrada nos pulmões. Na maioria das vezes, esses nódulos identificados em exames não estão associados a sintomas e costumam ser benignos.
Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, não forneceu detalhes sobre os exames realizados. Ele apenas confirmou que a cirurgia ocorrerá em breve no hospital Gemelli, localizado em Roma, e que a recuperação do papa deve levar aproximadamente uma semana.












