O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou a descoberta inédita de duas substâncias análogas à cetamina em amostras de saliva humana. As drogas desclorocetamina (DCK) e 2-fluorodesclorocetamina (2-FDCK) foram detectadas em fluidos orais de participantes de festas e festivais no estado de São Paulo. Este achado levou a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) a emitir um alerta através do Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR) no início deste mês.
Conforme o Alerta Rápido nº 08/2026, não existem registros anteriores na literatura que indiquem a presença dessas substâncias em fluido oral em qualquer parte do mundo. Essa também é a primeira vez que DCK e 2-FDCK são identificadas desse modo no Brasil.
As análises realizadas pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox-Campinas), ligado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sugerem que as drogas estão circulando entre os frequentadores de eventos para fins recreativos, já que ambas foram encontradas na saliva de pessoas que participaram das festividades.
Os indivíduos que forneceram amostras relataram ter consumido “bala” ou “MD”, termos associados à substância MDMA, mas os testes revelaram a presença de DCK ou 2-FDCK. O MJSP informou que tanto a DCK quanto a 2-FDCK, assim como a cetamina, podem provocar efeitos dissociativos, resultando em alterações perceptivas, agitação, alucinações, aumento da frequência cardíaca, hipertensão e diminuição do nível de consciência.
Amostras
Esses resultados fazem parte do Projeto Baco, que visa realizar análises toxicológicas em amostras voluntárias coletadas de participantes de eventos. Entre os anos de 2023 e 2025, foram analisadas 1.565 amostras de saliva obtidas em 14 eventos realizados nos estados de São Paulo, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
A desclorocetamina foi identificada em 48 amostras, representando 3,1% do total analisado. Em contrapartida, a 2-FDCK apareceu em 19 amostras, ou seja, 1,2%. Já a cetamina foi detectada em 360 amostras, correspondendo a 23% dos exames realizados.
Os pesquisadores notaram também discrepâncias entre as substâncias reveladas nos testes laboratoriais e o consumo declarado pelos voluntários. Essa diferença é considerada relevante pelo Ministério da Justiça para o monitoramento dos riscos associados ao uso de drogas psicoativas.
Alerta
O alerta emitido pelo SAR enfatiza que ainda há poucas informações disponíveis sobre os efeitos tóxicos e as propriedades farmacológicas da DCK e da 2-FDCK. A identificação dessas substâncias no fluido oral é fundamental para detectar o consumo recente e comparar os resultados dos testes com as declarações feitas pelos participantes.
Esse tipo de monitoramento é crucial para acompanhar a circulação das drogas psicoativas e as mudanças nos padrões de consumo. A detecção das análogas da cetamina nas amostras sugere sua presença entre consumidores no Brasil e indica que essas substâncias estão sendo introduzidas no país para fins recreativos.
O Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas é uma rede multidisciplinar coordenada pela Senad e vinculada ao Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid). Esta iniciativa monitora o surgimento e a disseminação de novas substâncias psicoativas, além das adulterações e mudanças nos padrões de uso que possam representar riscos à saúde pública e segurança.
Com base nessas informações, o SAR desenvolve alertas destinados a apoiar ações preventivas, vigilância e respostas governamentais frente ao aparecimento de novas drogas ou alterações no cenário do consumo.
Caso emblemático
A cetamina é frequentemente utilizada em forma pulverizada e inalada para fins recreativos. Seu uso pode acarretar riscos sérios como parada cardiorrespiratória, dependência, descoordenação motora, confusão mental e problemas relacionados à memória. O alerta também menciona casos graves associados à 2-FDCK, incluindo intoxicações severas que resultaram em hospitalizações e até mortes em situações onde houve exposição a múltiplas substâncias.
Em 2023, o tema ganhou destaque após o falecimento do ator Matthew Perry, famoso por seu papel como Chandler na série “Friends”. Exames post-mortem revelaram altos níveis da cetamina no sangue do ator. No ano anterior, um médico identificado como Mark Chavez foi condenado por fornecer essa substância ao artista.





