Líder colombiano convoca cidadãos a assumirem controle em caso de violência

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fez uma declaração nas redes sociais durante a madrugada de segunda-feira (5), pedindo que a população colombiana assuma o controle em cada município do país para protegê-lo de qualquer ato ilegal de violência.

Petro expressou sua confiança no povo colombiano e solicitou que o defendam contra possíveis atos de violência, enfatizando que a forma de protegê-lo é tomando o poder em cada cidade do país. Ele também instruiu as forças de segurança a agirem contra invasores, não contra os cidadãos.

Essa declaração do presidente surge após a ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de uma ação militar contra a Colômbia no domingo (4), um dia depois que forças americanas invadiram a Venezuela em uma operação para capturar o ditador Nicolás Maduro e sua esposa, acusados de envolvimento no narcotráfico internacional.

Petro reiterou que qualquer comandante das Forças Armadas que priorize a bandeira dos EUA em detrimento da bandeira colombiana será imediatamente destituído por ordem dos soldados e por sua própria autoridade. Ele enfatizou sua posição como comandante supremo das forças militares e policiais do país por disposições constitucionais.

O presidente defendeu sua integridade pessoal, refutando acusações de envolvimento com drogas e corrupção. Ele destacou sua transparência financeira e os esforços de seu governo no combate ao narcotráfico, incluindo grandes apreensões de drogas e operações contra grupos armados ligados ao tráfico.

Petro ainda afirmou que responderá aos comentários de Trump após entender o verdadeiro significado por trás deles.

By Canoas Informa

Você pode gostar