O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez críticas à Dinamarca nesta segunda-feira (19), alegando que o país falhou em proteger a Groenlândia da ameaça russa. Trump afirmou que a Otan vem alertando a Dinamarca sobre a importância de afastar essa ameaça há duas décadas, mas que nada foi feito. Agora, segundo o presidente, é hora de agir, e ele pretende tomar medidas.
Desde o início de seu segundo mandato, Trump tem expressado interesse em anexar a Groenlândia aos EUA, alegando que o território é fundamental para um escudo antimísseis chamado Domo de Ouro, que ele deseja construir para proteger o país.
Em resposta às ameaças recentes de Trump, países como Alemanha, França, Reino Unido, Noruega, Holanda e Suécia enviaram tropas para a Groenlândia na última semana.
O presidente anunciou que aplicará uma tarifa de 10% a oito países europeus a partir de 1º de fevereiro de 2026, caso se oponham aos planos dos EUA. A partir de 1º de junho de 2026, essa tarifa será aumentada para 25%. Trump deixou claro que a tarifa será mantida até que seja alcançado um acordo para a compra da Groenlândia, algo considerado inaceitável pelos países europeus afetados pela medida.
