Câmara aprova MP que regulamenta ensino domiciliar

A Câmara aprovou na noite de na quarta-feira (18) o texto-base do projeto de lei (PL) 3.179 de 2012, que regulamenta a prática da educação domiciliar no Brasil, também conhecida como homeschooling.

Os destaques da matéria ainda não foram votados, e serão analisados na próxima sessão, na quinta-feira. Para usufruir da educação domiciliar, o estudante deverá estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, que acompanhará o desenvolvimento educacional durante o ensino.

Uma das exigências é que pelo menos um dos pais ou responsáveis tenha escolaridade de nível superior ou profissional tecnológica reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Outro requisito é a certidão negativa perante as justiças federal e estadual (o distrital).

Ensino em casa

Os pais interessados em ensinar os filhos em casa deverão seguir a Base Nacional Comum Curricular definida pelo MEC. Além disso, poderão ser incluídas matérias e disciplinas adicionais à rotina de ensino.

Os responsáveis terão de garantir a convivência familiar e comunitária do estudante e a realização de atividades pedagógicas para promover a formação integral do estudante, contemplando seu desenvolvimento intelectual, emocional, físico, social e cultural.

Será de responsabilidade dos pais manterem registros periódicos das atividades e encaminhar, na forma de relatórios, à instituição de ensino na qual o aluno está matriculado. O aluno também deverá participar de avaliações anuais de aprendizagem durante o ciclo de educação básica.

Nos ensinos fundamental e médio, além desses relatórios, deverá haver avaliação anual com base no conteúdo curricular, admitida a possibilidade de avanço nos cursos e nas séries, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

Se o desempenho do estudante nessa avaliação anual for considerado insatisfatório, uma nova avaliação, em caráter de recuperação, será oferecida no mesmo ano.

Com informações da Agência Câmara

Últimas

Marcos Mion chora ao vivo apresentando ‘A Fazenda’

O apresentador de “A Fazenda“, Marcos Mion, não conteve as emoções e caiu no choro ao vivo na edição da última quinta-feira, 29. O...

RS chega a 5.954 mortes e 254,8 mil casos confirmados de Covid-19

Secretaria Estadual da Saúde registrou, nesta quinta (5), mais 51 óbitos e 1.661 novos infectados. Taxa de letalidade recuou 0,1%, e média...

O crescimento na venda de carros elétricos

As vendas de carros elétricos dobraram em 2021, comparadas ao ano anterior. Com 6,6 milhões de unidades, das quais metade na China, representaram 10%...

Manu Gavassi divulga que é a nova contratada da Netflix em vídeo cheio de ironia

A cantora Manu Gavassi anunciou nesta terça-feira, 3, que é a nova contratada da Netflix. Em um vídeo postado no Instagram, a ex-BBB confirmou a...

Itaú deverá indenizar idosa por falso contrato de empréstimo

A entrada de um crédito desconhecido na conta bancária de uma idosa levantou um sinal de alerta. Ela buscou ajuda no JEC/RS,...