Biden inicia Cúpula: “Democracia está sob ataque no mundo inteiro”

O presidente Joe Biden fez, na noite desta quarta-feira (8/6), o discurso de abertura da 9ª Cúpula das Américas. O encontro, realizado com a maior parte dos líderes de países do continente americano, ocorre em Los Angeles (EUA). O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, não estiveram na abertura.

“No momento em que a democracia está sob ataque no mundo todo, vamos nos unir de novo e renovar nossa convicção de que a democracia não é só um fator definidor da história americana, é o ingrediente essencial da história americana”, afirmou o mandatário.

“Nossa região é grande e diversificada. Nem sempre concordamos em tudo, mas em uma democracia abordamos nossas divergências com respeito mútuo e diálogo”, continuou Biden.

O ocupante da Casa Branca clamou para que os presentes demonstrem “o poder das democracias”. A cúpula vai até esta sexta (10/6), com diferentes diálogos entre os membros, com a expectativa de compromissos firmados.

s países com maior exportação de alimentos do continente, Brasil, Canadá, México e Chile, farão um esforço conjunto para aumentar a produção e garantir fertilizantes, afirmou o presidente estadunidense.

Pauta com Bolsonaro

Durante a Cúpula das Américas, Biden receberá o presidente Bolsonaro para uma reunião bilateral. Segundo o brasileiro, que não esteve na abertura de quarta e chegaria aos Estados Unidos somente nesta quinta (9/6), serão abordados temas como segurança alimentar, transição energética e questão ambiental.

Já os Estados Unidos devem pautar questões relacionadas a insegurança alimentar, resposta econômica à pandemia de coronavírus, segurança sanitária e mudanças climáticas.

Biden não convidou para o evento representantes de Cuba, Venezuela e Nicarágua. Como consequência da exclusão desses países, México, Argentina, Honduras e Bolívia ameaçaram também não comparecerão ao evento. Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, foi o primeiro a se opor à exclusão das nações vizinhas e atrelou seu comparecimento ao convite a todas as nações do continente.

Últimas

Saúde negocia compra de vacinas da varíola dos macacos, diz secretário

Em entrevista ao Metrópoles, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou que o governo está em tratativas...

Ivete Sangalo comemora seus 50 anos com show exclusivo na Rede Globo

Ivete Sangalo fará um show exclusivo na última sexta deste mês (27), na Tv Globo, em comemoração ao seu aniversário de 50 anos. A...

Atividade industrial avança acima da média em setembro e consolida retomada aos índices pré-crise

A indústria brasileira teve recorde na variação de contratações entre agosto e setembro, e pelo quarto mês seguido apresentou alta nos indicadores de produção,...

Governo admite pagamento de seguro-desemprego a mortos e culpa sistema

O Ministério do Trabalho e da Previdência admitiu que pode ter pagado seguro-desemprego a pessoas que já morreram. A pasta explica...

Semana começa com mais de 750 vagas de emprego em Canoas

Canoas começa a semana com 753 vagas de emprego abertas. Em algumas chances, o salário passa dos R$ 3 mil.