O ministro Alexandre de Moraes está temporariamente exercendo a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) devido ao afastamento temporário do presidente da Corte, ministro Edson Fachin, que está em recesso e suspenderá suas atividades institucionais durante esse período.
Como vice-presidente do STF, Moraes está conduzindo os trabalhos do tribunal enquanto Fachin estiver ausente. Durante o recesso do Judiciário, que começou em dezembro e vai até o final de janeiro, o Supremo opera em regime de plantão para lidar com demandas urgentes, sejam novos pedidos ou questões pendentes em processos em andamento.
Além de Moraes, os ministros André Mendonça, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Flávio Dino também fazem parte do esquema de plantão, responsáveis por analisar e deliberar sobre questões emergenciais enquanto as sessões ordinárias estão suspensas.
Alexandre de Moraes já havia ocupado interinamente a presidência do STF em novembro do ano passado, quando Edson Fachin viajou a Belém (PA) para participar da Cúpula do Clima, evento preparatório para a COP30.
Edson Fachin e Alexandre de Moraes assumiram a presidência do Supremo no final de setembro para um mandato de dois anos. Seguindo a praxe da Corte, baseada no critério de antiguidade entre os ministros, espera-se que Moraes assuma a presidência de forma definitiva em 2027.
