Administração Trump pretende revogar cidadania de mais americanos nascidos fora dos Estados Unidos

O governo de Donald Trump planeja intensificar os esforços para revogar a cidadania de alguns americanos naturalizados, marcando uma nova fase agressiva na repressão à imigração promovida pelo presidente, de acordo com orientações internas obtidas por fontes confiáveis. A orientação, emitida recentemente para os escritórios regionais do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS), estabelece a meta de apresentação de 100 a 200 casos de desnaturalização por mês no ano fiscal de 2026.

Especialistas apontam que, se esses casos forem bem-sucedidos, representariam um aumento significativo nas desnaturalizações em comparação com os anos anteriores. Até o presente momento, apenas pouco mais de 120 casos foram registrados entre 2017 e o atual ano, de acordo com dados do Departamento de Justiça. A legislação federal estabelece que a cidadania só pode ser perdida em casos de fraude durante a solicitação ou em circunstâncias específicas.

Essa nova orientação reflete a postura agressiva do governo Trump em relação à imigração, buscando utilizar todos os recursos disponíveis para punir tanto imigrantes legais quanto ilegais. O foco em aumentar o número de desnaturalizações levanta preocupações de que pessoas que cometeram erros de boa-fé em seus processos de cidadania possam ser afetadas, causando temor entre os cidadãos que respeitam a lei.

As medidas recentes se somam às ações anteriores do governo Trump, que têm buscado reforçar as políticas de imigração e dificultar a entrada e permanência de estrangeiros no país. A estratégia abrangente inclui desde restrições ao asilo na fronteira sul até a suspensão de pedidos de asilo nos EUA e a proibição de entrada para viajantes de alguns países africanos e do Oriente Médio.

Para as autoridades, tais ações visam fortalecer a segurança nacional e proteger os valores do país. O aumento planejado nas desnaturalizações representa mais um passo nessa agenda já ambiciosa do governo.

O Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) manifestou que continuará a combater fraudes na obtenção da cidadania, priorizando casos de obtenção ilegal da cidadania americana, especialmente considerando o histórico recente. A cooperação com o Departamento de Justiça visa restaurar a integridade do sistema de imigração nos Estados Unidos.

Entretanto, ex-funcionários da agência expressaram preocupações em relação aos objetivos de desnaturalização estabelecidos pela liderança do USCIS. A imposição de metas numéricas rígidas para casos de desnaturalização pode politizar a questão e aumentar o medo e a incerteza entre milhões de americanos naturalizados.

Com milhões de americanos naturalizados no país, a revogação da cidadania é um procedimento complexo que envolve o USCIS e o Departamento de Justiça, passando por um tribunal federal para ser efetivado. O processo pode ser civil ou criminal, com a necessidade de apresentação de provas robustas para comprovar a obtenção ilegal da cidadania ou a ocultação de informações relevantes durante o processo.

By Canoas Informa

Você pode gostar