Varíola dos macacos: governo negocia antecipação de vacinas no país

O Ministério da Saúde realiza tratativas para antecipar a chegada de doses da vacina contra a varíola dos macacos ao Brasil. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (3/8) por interlocutores do órgão.

A pasta negociou a compra de 50 mil doses do imunizante. A aquisição será feita por intermédio da Organização Pan-Americana de Saúde.

Na última semana, o órgão informou que as primeiras doses chegariam em setembro. O ministério, no entanto, dialoga com a Opas para que uma remessa das vacinas chegue ainda em agosto.

1

De acordo com secretários da pasta, as vacinas não serão aplicadas em toda a população. No primeiro momento, apenas profissionais de saúde serão imunizados, devido ao maior risco de contaminação pela doença.

Na manhã de segunda-feira (1º/8), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, em uma rede social, que o Brasil receberá o antiviral tecovirimat, medicamento usado contra a varíola dos macacos.

A entrega do fármaco também será realizada por intermédio da Opas. De acordo com o ministro, as primeiras remessas serão reservadas a “casos mais graves”. A iniciativa visa reforçar o enfrentamento do surto que ocorre no Brasil.

Na sexta-feira da semana passada (29/7), o governo federal confirmou a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. O óbito foi registrado na quinta-feira (28/7), e a vítima era um homem de 41 anos, que faleceu em Belo Horizonte (Minas Gerais).

O paciente tinha câncer e baixa imunidade – quadro que foi agravado pela varíola. O último boletim divulgado pela pasta aponta que o país tem 1,4 mil casos confirmados da doença.

Últimas

José Serra diz que denúncia de caixa dois é ‘vazia e fantasiosa’

A defesa do ex-governador de São Paulo José Serra classifica a denúncia sobre caixa 2 como “investigação vazia e fantasiosa”. Os advogados do senador...

Britney Spears demite seguranças após invasão do ex em seu casamento

Após a tentativa de invasão de Jason Alexander em seu casamento, Britney Spears decidiu demitir toda a equipe de seguranças que estava no local. De acordo com o TMZ, a cantora...

Estudo mostra que câncer de mama se espalha mais durante a noite

Um time de pesquisadores da ETH Zurich, na Suíça, descobriu que as células do câncer de mama se espalham para outras partes do corpo...

“Já está resolvido”, afirma Xuxa sobre briga com Ivete Sangalo

Rumores de uma suposta briga entre Xuxa Meneghel e Ivete Sangalo rolaram por muito tempo na internet, entretanto, nada havia sido confirmado por nenhuma...