Varíola dos macacos: governo negocia antecipação de vacinas no país

O Ministério da Saúde realiza tratativas para antecipar a chegada de doses da vacina contra a varíola dos macacos ao Brasil. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (3/8) por interlocutores do órgão.

A pasta negociou a compra de 50 mil doses do imunizante. A aquisição será feita por intermédio da Organização Pan-Americana de Saúde.

Na última semana, o órgão informou que as primeiras doses chegariam em setembro. O ministério, no entanto, dialoga com a Opas para que uma remessa das vacinas chegue ainda em agosto.

1

De acordo com secretários da pasta, as vacinas não serão aplicadas em toda a população. No primeiro momento, apenas profissionais de saúde serão imunizados, devido ao maior risco de contaminação pela doença.

Na manhã de segunda-feira (1º/8), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, em uma rede social, que o Brasil receberá o antiviral tecovirimat, medicamento usado contra a varíola dos macacos.

A entrega do fármaco também será realizada por intermédio da Opas. De acordo com o ministro, as primeiras remessas serão reservadas a “casos mais graves”. A iniciativa visa reforçar o enfrentamento do surto que ocorre no Brasil.

Na sexta-feira da semana passada (29/7), o governo federal confirmou a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. O óbito foi registrado na quinta-feira (28/7), e a vítima era um homem de 41 anos, que faleceu em Belo Horizonte (Minas Gerais).

O paciente tinha câncer e baixa imunidade – quadro que foi agravado pela varíola. O último boletim divulgado pela pasta aponta que o país tem 1,4 mil casos confirmados da doença.

Últimas

IBC-Br tem alta de 0,34% em fevereiro, abaixo do esperado

A economia brasileira voltou a crescer em fevereiro, mas em um ritmo abaixo do esperado, mostraram dados do Banco Central nesta segunda-feira. O Índice...

UFRN terá aulas remotas durante ano letivo de 2021

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou na manhã desta quinta-feira, 5, o calendário acadêmico referente ao ano de 2021. Por...

Find out who is behind the post in these campaigns

His wherein male land form. Own whose they're gathered is let male kind from. A you'll life waters evening fly female won't...

Financiamento imobiliário: Menores taxas da história e alta demanda devem elevar preços dos imóveis

Pela primeira vez na história, a taxa média dos contratos de crédito imobiliário com os cinco maiores bancos do país – Itaú, Santander, Caixa,...

Falso médico negociava diplomas inexistentes e se apresentava como pastor, dizem vítimas

Gerson Lavísio, de 32 anos, foi detido por atuar ilegalmente como médico na concessionária CCR SP-Rio, que administra a Rodovia Presidente Dutra. Isso...