Merkel: lockdown não vai durar ‘nem um dia a mais do que o necessário’

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, pediu paciência aos alemães, nesta quinta-feira (11) e garantiu que seu governo não irá estender o confinamento nacional – imposto para conter o avanço de novas variantes do coronavírus – para além do necessário.

“Como democracia, temos a tarefa de não manter as restrições em vigor nem um dia a mais do que o necessário”, disse Merkel em um pronunciamento no Parlamento em Berlim.

Merkel justificou a prorrogação do lockdown para o dia 7 de março, anunciada na quarta-feira (10), e disse que a renovação das restrições é necessária para se evitar a chegada de uma nova onda da pandemia de Covid-19.

Essa foi a terceira vez seguida que o país mudou a data final do confinamento.

Com a prorrogação do confinamento, permanecem fechados:

  • Bares
  • Restaurantes
  • Hotéis
  • Academias de ginástica
  • Cinemas
  • Teatros
  • Comércio não essencial

Segundo o plano de reabertura defendido por Merkel, é preciso que o número semanal de infecções caia para 35 a cada 100 mil habitantes para que se avalie a volta das atividades.

Atualmente, essa taxa está em 68 infectados a cada 100 mil habitantes, número bastante inferior aos 200 por 100 mil registrados no fim de dezembro do ano passado.

O governo anunciou também que a prioridade da reabertura estará nas creches e escolas, que poderão voltar a funcionar antes mesmo do prazo determinado.

Salões de beleza também poderão ser reabertos antes deste prazo. A previsão do governo, é que esse tipo de estabelecimento possa voltar a funcionar em 1º de março.

No fim de janeiro, a Alemanha proibiu entrada de viajantes com origem no Brasil para tentar conter a nova variante do coronavírus.

A medida também foi aplicada a pessoas que estiveram recentemente na África do Sul, em Portugal, Reino Unido e Irlanda e, inicialmente, será válida até 17 de fevereiro.

A Alemanha está sob intenso confinamento desde novembro, com uma segunda onda do coronavírus muito pior e mais longa do que a primeira.

O número de casos registrados da doença passa dos 2,3 milhões no país, e as mortes por Covid-19 já são mais de 63,2 mil.

 

Avatar

Últimas

Em duas semanas, governo colheu resultados amargos na economia

Pior arrecadação federal em 10 anos, rombo recorde das contas públicas e sétimo ano seguido do país no vermelho. As duas últimas semanas foram...

Ultra modern glossy bath with tall black cabinets and wite marble

His wherein male land form. Own whose they're gathered is let male kind from. A you'll life waters evening fly female won't...

Disney lança ‘The Mandalorian’ na Fox para divulgar streaming no Brasil

A Disney preparou muitas novidades para os fãs da franquia Star Wars! A segunda temporada de “The Mandalorian” estreou nesta sexta-feira, 30, na Disney+,...

‘Enquanto não vierem com solução melhor, prefiro esse imposto de merda’, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira, 16, que não desistiu de criar um imposto sobre transações para desonerar a folha de...

Johnny Depp é retirado da franquia ‘Animais Fantásticos’ a pedido da Warner Bros

O ator Johnny Depp anunciou nesta sexta-feira, 6, pelo Instagram que não faz mais parte da franquia “Animais Fantásticos”. Ele deixa de interpretar o...