Médicos peritos do INSS fazem paralisação que afeta cerca de 50 mil atendimentos de beneficiários

O presidente da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais, Luiz Carlos Argolo, disse que de 1.800 a 2.000 profissionais no país devem cruzar os braços nesta mobilização nacional de advertência.

Na Central de Perícias Médicas, no Setor Comercial Sul, em Brasília, alguns atendimentos foram realizados, mas a maioria dos beneficiários, que tinha horário marcado com peritos que aderiram à paralisação, foi informada que não poderia ser atendida e que uma nova data seria marcada. Foi o caso de Getúlio Pereira da Costa, que está em busca do auxílio-doença.

A ação vai atingir as perícias presenciais iniciais para os pedidos do auxílio-doença e do BPC. De 45 mil a 50 mil atendimentos devem ser afetados.

Luiz Argolo afirma que as reivindicações passam pela recomposição salarial, melhores condições de trabalho e reorganização a operação da perícia.

Segundo ofício da Associação, encaminhado ao Ministério do Trabalho e Previdência, no dia 3 de fevereiro, tentativas de diálogo desde 2020 ficaram sem resposta.

Essa é a segunda paralisação dos médicos deste ano, a primeira foi no dia 31 de janeiro. O Ministério do Trabalho e Previdência para comentar o impacto da paralisação e saber quais ações o órgão vai tomar, mas não tivemos resposta até o fechamento desta matéria.

Prova de vida 

O Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Previdência publicou, no Diário Oficial da União da quinta-feira, 3 de fevereiro, a portaria que disciplina os procedimentos a serem adotados para a comprovação de vida anual dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Portaria nº 1.408 apresenta algumas situações (atos, meios, informações ou bases de dados) que passarão a ser consideras válidas como prova de vida.

Uma delas é a realização de empréstimo consignado, desde que seja efetuado por reconhecimento biométrico. Considera também, para o mesmo efeito, o acesso ao aplicativo Meu INSS “com o selo outro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acessos”, tanto no Brasil como no exterior.

Com informações da Agência Brasil.

Últimas

Homem é preso em flagrante após esfaquear outro na Asa Sul durante briga

Um homem foi preso pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) após tentar matar outro na Asa Sul. De acordo com a PMDF, os dois...

Matador do Beco da Araçá é preso em Canoas

Um traficante do Beco da Araçá, em Canoas, foi preso pela Polícia Civil nesta sexta-feira (8). Ele foi alvo da Operação Estrela...

Presidente da Ucrânia discursará ao Congresso dos EUA na quarta-feira (16)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, fará um discurso por vídeo ao Congresso dos Estados Unidos (EUA) na quarta-feira (16), disseram o líder da...

Taís Araújo, Leandra Leal e Camila Pitanga celebram Amazônia Contemporânea na NAVE da Natura no Rock in Rio

As atrizes Taís Araújo, Leandra Leal e Camila Pitanga chegaram juntas ao terceiro dia do maior festival de música e entretenimento do mundo. Convidadas...

Titi Gagliasso estrela primeiro comercial e a mamãe se derrete

A atriz Giovanna Ewbank mostrou, neste domingo (19), os bastidores do primeiro comercial protagonizado pela filha, Titi. Em vídeo, a pequena de oito aninhos aparece sendo maquiada...