Grupos pró e contra o aborto tomam frente da Suprema Corte dos EUA

Após o vazamento da minuta assinada por membros da Suprema Corte norte-americana para derrubar a lei que autoriza o aborto no país, centenas de manifestantes e reuniram em frente à instituição, em Washington D.C, para protestar.

As manifestações ocorreram durante a noite de segunda-feira (2/5) e a madrugada desta terça-feira (3/5), e foram marcadas por grupos favoráveis e contrários ao aborto.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram um grande grupo de manifestantes com cartazes, entoando os gritos: “Aborto é questão de saúde” e “Quando o direito ao aborto está sob ataque, o que fazemos? Levantamos e lutamos”.

Também houve gritos de religiosos: “Pró escolha, isso é mentira. Bebês nunca escolheram morrer”. De acordo com o jornal Washington Post, apesar da participação de grupos opositores, não houve conflitos.

Vazamento da minuta

O vazamento da minuta foi publicado primeiramente pelo site Politico, na noite de segunda-feira. O documento é assinado pelo juiz Samuel Alito, com data de 10 de fevereiro, e teria circulado pelo tribunal antes de ser obtida pelo veículo de comunicação.

A decisão, caso se confirme, reverteria a jurisprudência estabelecida em 1973, no caso Roe versus Wade. Na ocasião, o júri concluiu que, nos Estados Unidos, o acesso ao aborto é um direito constitucional da mulher até a 28ª semana de gestação. Em 1992, a lei foi alterada para 24 semanas, no caso Planned Parenthood versus Casey.

A maioria dos juízes da Suprema Corte norte-americana é composta por conservadores, promessa feita por Trump ainda em sua primeira campanha para a Presidência do país. Por sua vez, o vazamento de um documento de opinião da Suprema Corte é algo sem precedentes nos Estados Unidos.

A decisão, no entanto, não é final e ainda deve passar por modificações até sua apresentação formal, em cerca de dois meses, segundo o site. Caso aprovada, o impacto direto seria derrubar a garantia federal ao aborto e determinar que cada estado defina a sua política sobre o assunto.

Últimas

Jen Kendall kicked off American Airlines flight

His wherein male land form. Own whose they're gathered is let male kind from. A you'll life waters evening fly female won't...

Coisas que só tem Dubai: Voos comerciais com os falcões de estimação

Um dos maiores símbolos de status em Dubai é possuir um falcão de estimação. Como a ave nacional dos EAU, o falcão é um...

Ciclo de aperto monetário deve avançar “significativamente”, diz Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) considera ser “apropriada” a manutenção do ciclo de aperto monetário diante das projeções observadas e do “risco de desancoragem das...

Netflix anuncia série sobre a chacina da Candelária

A Netflix em união com o showrunner Luis Lomenha, à Jabuti Filmes e à produtora Kromaki iniciaram um novo projeto de ficção inspirado na tragédia que...

A Fazenda 12: Victória é eliminada com 19% dos votos

A Fazenda 12 está cheia de emoção e o programa desta quinta-feira, 29, foi tumultuado. Depois de erros na contagem de pontos da prova...