Google diz que avalia se o vídeo de comediante português que discrimina pessoas com Síndrome de Down viola políticas

Empresa foi notificada extrajudicialmente pela Defensoria Pública do Paraná para que retire vídeo da plataforma. O pedido foi feito após a denúncia de 12 famílias do Paraná sobre o conteúdo.

A empresa Google afirmou que recebeu a notificação extrajudicial da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) para que retirem o vídeo do comediante português, Hugo Soares, que ataca a nova Barbie com Síndrome de Down. O pedido foi feito após a denúncia de 12 famílias do Paraná sobre o conteúdo.

Em nota, a empresa disse que está avaliando se o conteúdo viola as políticas pública de comunidade.

No vídeo, o homem diz que uma nova versão da boneca, que representa meninas e mulheres com Síndrome de Down, não é uma ideia “original” porque “os chineses já vendem bonecas com defeito”.

A rede social TikTok também foi notificada. O g1 fez contato para comentarem o caso e aguarda retorno. A reportagem também aguarda retorno da empresa Mattel, responsável pela marca Barbie.

Em nota, o comediante falou que o comentário foi uma “excelente piada”. Leia mais abaixo.

O que diz a defensoria
De acordo com a defensoria, o vídeo viola a Constituição Federal, a Convenção Sobre Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão.

“O discurso de ódio, sobretudo nas redes sociais, esse tipo vídeo só fomenta esse tipo de situação, coloca essas pessoas num lugar de maior vulnerabilidade e exclusão. Isso não pode ser tolerado numa sociedade”, disse a Defensora Camille da Costa.

‘Inadmissível’

Para Ícaro Proença, advogado e também um dos denunciantes, a atitude do comediante foi inadmissível e retrata “humor de mau gosto”.

“É inadmissível que nos dias atuais ainda exista um profissional do humor que se utilize de uma condição genética de uma pessoa pra fazer piadas e um humor de mau gosto, sendo que essa condição genética pode acontecer com qualquer pessoa […] Hoje em dia é preciso mais informação invés de desinformação que esse sujeito compartilhou”, frisou.
Além da informação, pais e responsáveis pedem também que autoridades atuem na inclusão.

“Nós como pais de crianças com deficiência realmente o que a gente mais espera é que esse tipo de episódio não aconteça mais. […] A gente precisa principalmente que o governo em todas as suas esferas trabalhe junto com a sociedade efetivamente as políticas de inclusão”, disse a também advogada Keiko Taira.

Outros familiares também frisaram as conquistas de direitos por parte de pessoas com Síndrome de Down, como habilitação para dirigir, casamento e, acima de tudo, a independência.

‘Não vamos tolerar’, afirma pai de criança com Síndrome de Down sobre vídeo de comediante que discrimina nova Barbie
Em abril deste ano, Brasil e Portugal assinaram acordos bilaterais que envolvem, entre outros pontos, boas práticas na promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

O que diz o comediante
Ao g1, Hugo Soares classificou o comentário como uma piada e disse que fazia a apresentação em um show de comédia em uma noite de, segundo ele, “humor negro”, em um bar de Portugal.

“Eu sou comediante e tudo o que faço em palco e nas redes sociais é comédia. O meu público e os meus seguidores sabem disso e como não são ignorantes sabem que o que eu digo é piada e não a minha opinião. Uma das características do exercício da comédia é o absurdo e é com isso que trabalho. As pessoas riem do absurdo de eu dizer ‘bonecas com defeito’ e não das pessoas com Trissomia 21”, disse em nota.

Ainda reforçou que não se arrepende do conteúdo dito no vídeo. “Não me arrependo e não peço desculpa. É o meu trabalho”.

Disse ainda que não foi notificado para retirar o vídeo das redes. Ele não tem conta no Instagram porque a dele foi suspensa.

Últimas

Lígia Abravanel fala sobre estado do irmão após saída do BBB: “Tá bem”

Lígia Abravanel, irmã de Tiago Abravanel, utilizou as redes sociais para tranquilizar os fãs do cantor após o mesmo apertar o botão de desistência...

Em 24 horas, Brasil registra 22 mil casos e 630 mortes por Covid-19

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 22 mil casos e 630 novas mortes causadas pela Covid-19. Os dados foram divulgados em boletim do...

Testes da vacina desenvolvida pela Johnson & Johnson têm autorização para serem retomados no Brasil

Pouco mais de três semanas após a interrupção dos estudos clínicos da vacina do laboratório Janssen-Cilag Farmacêutica contra a Covid-19, a Agência Nacional de...

Leandro Monteiro mostra oportunidades de negócios com os árabes

Muitas empresas brasileiras estão prosperando, mesmo em época de pandemia, porque estão exportando produtos do Brasil para países árabes.  O mercado árabe, composto de 22...

Alvo de operação é morto a tiros durante confronto em Gravataí, diz polícia

Homem de 43 anos teria atirado contra policiais civis e militares durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em sítio que serviria para...