Ex servidor do INSS Lucas Soares Fontes explica como a autarquia funciona

“É muito serviço com cerca de 10 processos por dia por servidor mais o atendimento de senhas”. É assim que o advogado e ex-servidor do INSS Lucas Soares Fontes inicia falando sobre como é trabalhar lá. Segundo ele, o INSS tem várias normas de trabalho as quais os servidores se submetem com a finalidade de se coibir fraudes e erros em processos. O servidor já chega sobrecarregado tendo que analisar processos muito complexos como aposentadorias, revisões e casos judiciais.  

“É  um buraco negro a quantidade de serviço que tem lá, parece que nunca acaba com mais processos sendo distribuídos a cada dia para o servidor” Os casos de aposentadoria do INSS demandam de muitas complexidade e cautela para serem concedidos e de conhecimento0 muito maisd profundo do que o exigido pelo servidor no concurso. Lucas Soares Fontes relata que muitos servidores pedem para sair ou procuyram novas carreiras porém não se adaptam a isso. 

Ele orientaria a gestão do INSS a promover cursos e já cobrar normas internas como o conteúdo de manuais e procedimentos no próprio conteúdo do concurso de forma que o servidor já chegue familiarizado e não tenha de se desdobrar ao absorver tanto conhecimento em tão pouco tempo. 

As normas internas sobre aposentadorias contém muitos termos vagos, imprecisos e que dependem de decisão e interpretação do servidor que irá conceder. Qualquer deslize ou conduta que seja considerada tendenciosa no benefício o servidor sofre processo administrativo disciplinar. Por isso, é importante ter uma rotina constante de treinamento de novos servidores e atualização dos antigos para evitar erros e fraudes na concessão de benefícios.

By kingpost

A King post é uma empresa especializada em serviços de gerenciamento de conteúdo, publieditorial e marketing digital. Com uma equipe altamente qualificada e experiente, a King post tem se destacado no mercado pela qualidade dos seus serviços e pela satisfação dos seus clientes.

Deixe um comentário

Você pode gostar