Francia Márquez é a 1ª mulher negra a ocupar a vice-presidência da Colômbia

A advogada e ativista em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, Francia Márquez, tornou-se a primeira mulher negra a ocupar o cargo de vice-presidente da Colômbia ao ser eleita ao lado do ex-combatente da guerrilha M-19, Gustavo Petro, neste domingo (19/6).

Francia Márquez, 40 anos, nasceu no distrito de La Toma, no oeste da Colômbia e liderou um movimento popular contra a exploração mineral na região, luta que rendeu a ela o prêmio Goldman (considerado o “Nobel do Meio Ambiente”) em 2018.

Em 2021, após passar mais de 10 anos trabalhando em movimentos sociais, chegou a lançar a pré-candidatura à presidência da Colômbia, mas com o avanço da campanha, passou a integrar a chapa de Gustavo Petro, candidato da esquerda.

Formada em direito pela Universidade Santiago de Cali, Francia é mãe solteira de dois filhos e tem uma história ligada ao ativismo social. Ela trabalhou quando jovem como garimpeira de ouro e como empregada doméstica, função que exerceu para pagar os estudos.

No palanque prometeu, se eleita, ajudar na criação e manutenção de direitos para mulheres, negros, indígenas, camponeses e para a população LGBTQIA+.

“Para mim, ocupar um cargo no Estado não é o fim da trajetória. O fim para mim é dignificar a vida, é cuidar da vida, é viver em um lugar mais justo e digno para todos. O fim é diminuir a mortalidade negra. Chegar à presidência da Colômbia é um meio, ocupar o Estado é um meio para seguir movendo essa luta que queremos como povo e como humanidade”, afirmou antes de se juntar à chapa de Petro.

Em 2014, como presidente da Associação de Mulheres Afrodescendentes de Yolombó, organizou a “Mobilização das mulheres negras pelo cuidado da vida e dos territórios ancestrais”, movimento que reuniu pessoas do norte de Cauca e seguiu até Bogotá (capital) para exigir direitos. 

Em 2018, após ganhar o prêmio Goldman pelo Meio Ambiente, lançou-se como candidata à liderança da Câmara das Comunidades Afrodescendentes.

Antes de apresentar a pré-candidatura à presidência da república em 2021, liderou o comitê nacional de paz, reconciliação e convivência do Conselho Nacional de Paz.

Últimas

Instagram women dramatically out-earn men

His wherein male land form. Own whose they're gathered is let male kind from. A you'll life waters evening fly female won't...

Cissa Guimarães relembra morte do filho de 18 anos

Em participação no programa Faustão na Band, a atriz Cissa Guimarães se emocionou ao falar sobre a morte do filho caçula, Rafael Mascarenhas, durante...

Senador aciona Justiça Federal para apurar apagão no Amapá

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolará, às 11 horas desta sexta-feira, 6, na Justiça Federal do Amapá, uma ação popular pedindo pelo fornecimento de...

Governador catarinense é alvo de mandados de busca em ação da PF

Suposta fraude na compra de respiradores por R$ 33 milhões motivou operação De acordo com a PF, cinco mandados de busca e apreensão...

Presidente do PSG despista sobre futuro de Neymar: ‘Alguns virão e outros sairão

O futuro de Neymar é sempre rodeado de rumores e esta semana não foi diferente. A entrevista do presidente do Paris Saint-Germain,...