Francia Márquez é a 1ª mulher negra a ocupar a vice-presidência da Colômbia

A advogada e ativista em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, Francia Márquez, tornou-se a primeira mulher negra a ocupar o cargo de vice-presidente da Colômbia ao ser eleita ao lado do ex-combatente da guerrilha M-19, Gustavo Petro, neste domingo (19/6).

Francia Márquez, 40 anos, nasceu no distrito de La Toma, no oeste da Colômbia e liderou um movimento popular contra a exploração mineral na região, luta que rendeu a ela o prêmio Goldman (considerado o “Nobel do Meio Ambiente”) em 2018.

Em 2021, após passar mais de 10 anos trabalhando em movimentos sociais, chegou a lançar a pré-candidatura à presidência da Colômbia, mas com o avanço da campanha, passou a integrar a chapa de Gustavo Petro, candidato da esquerda.

Formada em direito pela Universidade Santiago de Cali, Francia é mãe solteira de dois filhos e tem uma história ligada ao ativismo social. Ela trabalhou quando jovem como garimpeira de ouro e como empregada doméstica, função que exerceu para pagar os estudos.

No palanque prometeu, se eleita, ajudar na criação e manutenção de direitos para mulheres, negros, indígenas, camponeses e para a população LGBTQIA+.

“Para mim, ocupar um cargo no Estado não é o fim da trajetória. O fim para mim é dignificar a vida, é cuidar da vida, é viver em um lugar mais justo e digno para todos. O fim é diminuir a mortalidade negra. Chegar à presidência da Colômbia é um meio, ocupar o Estado é um meio para seguir movendo essa luta que queremos como povo e como humanidade”, afirmou antes de se juntar à chapa de Petro.

Em 2014, como presidente da Associação de Mulheres Afrodescendentes de Yolombó, organizou a “Mobilização das mulheres negras pelo cuidado da vida e dos territórios ancestrais”, movimento que reuniu pessoas do norte de Cauca e seguiu até Bogotá (capital) para exigir direitos. 

Em 2018, após ganhar o prêmio Goldman pelo Meio Ambiente, lançou-se como candidata à liderança da Câmara das Comunidades Afrodescendentes.

Antes de apresentar a pré-candidatura à presidência da república em 2021, liderou o comitê nacional de paz, reconciliação e convivência do Conselho Nacional de Paz.

Últimas

Caixa paga abono salarial do PIS para trabalhadores da iniciativa privada nascidos em fevereiro; confira o calendário

A Caixa e o Banco do Brasil pagam aos trabalhadores da iniciativa privada nascidos em fevereiro recebem nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, o abono...

Grupo Cash melhora suas chances na análise de crédito; saiba como

O Grupo Cash oferece uma solução rápida e eficiente para os clientes que buscam crédito no mercado para os mais variados objetivos. É um trabalho feito...

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello recebe alta de hospital e aguarda resultado de exame da Covid-19

O ministro da saúde Eduardo Pazuello teve alta do Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, no final da tarde desta terça-feira, 3, após quatro...

Cantor gospel Leonardo Gonçalves irá se apresentar em igreja gay

O cantor gospel Leonardo Gonçalves é uma das atrações confirmadas para a “Conferência Atos VII”, que acontecerá nos dias 17 e 18 de junho...

Após noite de caos, Lucas faz as malas e ameaça deixar a casa do BBB21

A madrugada de sábado (30/1) está fervendo no BBB21. O participante Lucas Penteado está muito nervoso e, em meio a um “surto”, o ator fez...