Mundo

Papa Leão XIV retorna ao Vaticano e reanuncia suas funções após alta hospitalar

Neste domingo (18), o papa Leão XIV conduziu a oração do Angelus a partir da janela de seu apartamento no Vaticano, com vista para a icônica Praça de São Pedro. Esta foi sua primeira aparição pública após passar por uma cirurgia para remoção de um tumor pulmonar.

O líder religioso, que tem 71 anos, recebeu alta no dia anterior, sábado (17), do Hospital Gemelli, em Roma, apenas quatro dias após o procedimento cirúrgico que retirou o lobo inferior do pulmão direito.

Sem necessidade de auxílio, Leão XIV se dirigiu à janela do Palácio Apostólico para cumprir sua tradição semanal ao meio-dia (horário local). Sob um céu nublado e cinzento, ele fez um apelo aos fiéis presentes abaixo, incentivando-os a abandonar interesses egoístas e a dedicar-se a Deus “sem concessões”.

Sorrindo enquanto falava com uma voz clara e firme, o papa agradeceu as orações que recebeu durante seu período de recuperação. Ele expressou que voltará às suas atividades “gradualmente”.

“Agradeço sinceramente a todos que têm rezado por mim nesses dias; senti verdadeiramente o apoio de vocês. Muito obrigado”, declarou o pontífice.

Ele também reconheceu sua profunda gratidão aos médicos, enfermeiros e toda a equipe do Hospital Gemelli. “Essa experiência me fez sentir mais próximo de todos aqueles que enfrentam doenças. Superada essa fase delicada, pretendo retomar lentamente minhas atividades, sempre contando com a ajuda de Deus e suas orações”, completou.

No sábado, em um comunicado oficial, Luigi Carbone, diretor da Direção de Saúde e Higiene do Vaticano, juntamente com Stefano Margaritora, chefe da equipe cirúrgica responsável pela operação, informaram que os resultados dos exames e a avaliação clínica permitiram a alta hospitalar.

Quando Leão XIV apareceu na janela do Palácio Apostólico para se dirigir à multidão na praça, um coro entusiástico de “Viva il papa!” (Viva o papa!) ressoou entre os presentes.

Os médicos do pontífice confirmaram que a cirurgia foi realizada com sucesso e sem complicações. No entanto, ainda não foram divulgadas informações sobre o tamanho do tumor ou se houve metástase nos linfonodos próximos—dados cruciais para avaliar o prognóstico.

Vaticano confirma viagem do papa à América do Sul

A Santa Sé anunciou que os preparativos para a viagem do papa ao Uruguai, Argentina e Peru estão prosseguindo conforme planejado para o período de 6 a 17 de novembro. Essa será uma das visitas papais mais intensas organizadas nas últimas décadas.

Na sexta-feira passada, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, mencionou que Leão XIV poderá precisar ajustar sua agenda futura em função de sua saúde. É raro um cardeal fazer tais declarações sobre possíveis mudanças na rotina papal.

Ainda na sexta-feira, foram divulgadas as primeiras imagens do papa desde sua cirurgia. As fotografias mostram Leão XIV celebrando uma missa e em pé sem qualquer ajuda.

Sobre o autor

Canoas Informa

Ver publicações →